sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Contos Terror / Horror (Parte 2)


Abraham's Boys: A Story from the Collection 20th Century GhostsAbraham's Boys: A Story from the Collection 20th Century Ghosts by Joe Hill
My rating: 4 of 5 stars

Neste conto, conhecemos um pouco a vida dos dois filhos de Abraham Van Helsing, um viúva e caçador de vampiros e demasiado severo com os filhos. Estão a reconhecer o nome? Sim, é verdade é o Dr. Van Helsing do livro "Drácula" de Bram Stoker.
Apesar de não termos contacto directo com vampiros, gostei bastante quer da escrita simples e directa, quer como a história foi construída. É um conto muito pequeno e que rapidamente chegamos ao fim, em que acontece algo inesperado e ficamos com vontade de saber mais.
Ficou ainda a vontade de ler mais de Joe Hill


At the Mountains of MadnessAt the Mountains of Madness by H.P. Lovecraft
My rating: 4 of 5 stars

Narrado na primeira pessoa, por um professor universitário, que participa numa expedição à Antárctica mas que acaba em tragédia, pois a maioria do grupo é morta. E dois dos exploradores sobreviventes, decidem então investigar e encontram algo que os deixa apavorados.
É um conto muito descritivo mas são precisamente essas descrições que nos deixam agarrados à história, para sabermos mais sobre os Grandes Antigos e perceber como é que os restantes elementos da expedição perderam a vida. Além do clima tenso e angustiante, Lovecraft conseguiu ainda criar uma história bastante interessante, misturando alguns mitos como é o caso do Cthulhu, como ainda detalhes cientifícos e geológicos.
Não achei que a escrita fosse fácil, quer por causa das descrições, quer pela adjectivação excessiva, o que torna o texto um pouco denso. No entanto, quero ler mais do autor.


Pigeons from Hell Pigeons from Hell by Robert E. Howard
My rating: 3 of 5 stars

Tudo inicia quando dois amigos decidem passar a noite numa casa abandona e um deles acaba por morrer e criar uma situação verdadeiramente assustadora.
Temos um clima tenso e assustador logo no início do conto e uma enorme apreensão para se regressar à velha casa.
Com uma escrita muito rica e um clima bem denso, temos um conto muito interessante e arrepiante, como ainda uma crítica ao antigos donos de plantações e à forma como tratavam os escravos e posteriormente os negros.
Um excelente conto para se iniciar no género de horror.


THE FLOWERING OF THE STRANGE ORCHIDTHE FLOWERING OF THE STRANGE ORCHID by H.G. Wells
My rating: 3 of 5 stars

Um coleccionador de orquídeas compra vários exemplares da espécie, sendo que uma delas é particularmente estranha, mesmo antes de começar a florescer. Sendo que depois de florescer, o perigo espreita.
Esta não é uma história nada típica sobre vampiros e pois é, a planta é nada mais nada menos do que uma sugadora de sangue.
É um conto pequeno mas interessante, principalmente se pensarmos que foi escrito num período em que o conceito de vampiro estava ainda em construção.


Little Red’s Tango by Peter Straub
2 Estrelas

Este é um conto sobre a vida de Little Red, um homem que tem uma colecção de discos de jazz e que está está relacionado com alguns milagres e ainda uma aparição algo estranha.
Este foi talvez o conto que me custou mais a ler, porque sem mais uma história sobre uma determinada pessoa e por achar que não tem nenhum clima de tensão ou de mistério.
Ou então fui eu que não percebi a história!




Sem comentários:

Enviar um comentário